"Tchá por Deus o que que é esse AGORA VÔTE" - expressão de grande surpresa em cuiabanês



Instagram

sexta-feira, 18 de junho de 2010

Lavando a roupa suja

Lembra que contei do meu pombal? Entao, ainda nao saimos de la, se Deus quiser fim de semana que vem nos mudamos pro paraiso. Mas enquanto estamos nos redimindo no purgatorio, eu que passo o maior tempo dentro de casa, vivendo essa vida de dolar, ops do-lar, preciso me virar pra manter a casa funcionando em harmonia. E um desses trabalhos eh fazer a laundry (leia-se, lavar roupa). Ate porque, como muitos ja devem saber, nao tem negocio de empregada por aqui, a nao ser que voce tenha muuuuito dinheiro. Entao se vira nos trinta, prende o cabelo em um pituca e vai minha filha.

Ta bom, a verdade eh que todo mundo lava tudo na maquina. Eh tenis, roupa fina, calcinha, tudo! Nao existe area de servico nos apartamentos e nem nas casas, o que existe geralmente eh um pequeno quartinho onde ficam as maquinas de lavar e secar. Passar roupa, so se for de sair. As de casa saem quente da maquina entao da um truque, dobra bonitinho, passa a mao e ta passada!

O problema eh que meu lindo pombalzinho nao tem maquinas dentro do apartamento, tem do lado de fora, comunitarias que voce coloca moedinhas. Ate ai tudo bem, se nao fossem apenas 3 maquinas de lavar e 4 de passar pra sei la quantas pessoas! Ai o que acontece eh que sempre, eu disse SEMPRE, tem alguem ocupando as 2 maquinas de lavar, ja que a terceira ta sempre estragada. Ai desco eu de escada com aquele peso, duas vezes, Senhor, pra chegar la e ver que a roupa ja ta pronta mas a bisca dona ainda nao foi buscar. Ow vontade de rancar aquela roupa, jogar no chao e sapatear em cima...

Respiro duas vezes..., dez vezes! " Amanha vou na lavanderia privada!

Problema resolvido? Nem tanto. Na lavanderia eu pago um pouco mais, eh longe pra caramba de onde eu moro, mas la pelo menos eu posso usar quantas maquinas eu quero ao mesmo tempo. To pagando, nao eh?

O problema eh que quem usa esse tipo de lavanderia eh quase em sua totalidade latinos, principalmente mexicanos, porque nao sei. Talvez nao tenham maquinas em casa ou nos apartamentos. O que eu sei eh que aparecem cada figura aqui. E a criancada? Porque se tem uma coisa que latino sabe fazer nos EUA eh filho! Ja colocaram ate maquinas de diversao para os pirralhinhos. Ai eles comecam a chorar porque a mae nao quer gastar as preciosas moedas de 25 cents pra pagar o brinquedo porque as maquinas de lavar so aceitam as tal moedinhas de 25 cents e da o maior trabalho juntar. Voce vai ao supermercado e a mulher pergunta se voce tem uma moeda de 25 cents pra ajudar a te devolver o troco e voce sempre diz que nao, enquanto sua carteira quase nao fecha, cheia delas.

Escrevo aqui enquanto espero, assistindo novela mexicana na tv, daquelas que o Silvio Santos adora comprar e vez ou outra alguem me pergunta alguma coisa, sempre em espanhol. Ja me perguntaram hoje ate se eu trabalhava aqui. O que??? Helloooo!

Apesar de tudo, penso em como as coisas mudaram, ha menos de 50 anos atras minha avo lavava roupa no rio, pra sustentar os filhos e hoje o unico trabalho que tenho eh colocar moedinhas em uma maquina. Cala boca, Priscila!
Sent via BlackBerry from T-Mobile

Um comentário:

  1. Hehehhehe!! Moro no Canadá e no prédio tem máquina tbm. Ai de vc se não buscar a roupa na hora certa! Tiramos da máquina e colocamos no cesto! E se naum tiver cesto? Colocamos na maquina de secar! E se naum tiver lugar? Vai pra cima do balcão mesmo e dane-se se sujar!! :-)

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário aqui

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...