"Tchá por Deus o que que é esse AGORA VÔTE" - expressão de grande surpresa em cuiabanês



Instagram

sábado, 4 de junho de 2011

Habilitada

Gente, o documento que eu mais esperava nessa nova vida aqui nos EUA acabou de sair. Não, não é o meu green card, que já tenho há algum tempo. É a minha carteira de motorista!!!!

Gente, se tem alguém que adora dirigir, sou eu. Quando viajamos eu só falto brigar pra dirigir no lugar do chinês. Acho que meu gosto surgiu do fato de que em Cuiabá, quando eu era adolescente, tinha que pegar ônibus todo dia pra ir pra escola e depois pra universidade. Então eu decidi que quando eu tirasse minha carteira, eu nunca teria preguiça de dirigir.

Então, dirijo desde os 18 anos. Dirigia nos EUA sempre que vinha de férias e em Dubai, mesmo não tendo a habilitação de lá, arrisquei algumas vezes na direção. E desde que me mudei de vez pra cá, dirigi sempre. Tanto no Texas como aqui, não se acha nem água se não for de carro. Não dá pra ir a lugar algum a pé, então não era questão de ser rebelde, era necessidade mesmo, gente.

Demorei pra tirar porque precisava de toda a minha documentação de imigração pronta, inclusive o Seguro Social pra poder aplicar pra carteira de motorista. Depois que apliquei e passei no teste escrito, a prova prática só poderia ser realizada em um mês. O Department of Public Safety aqui que é responsável pela emissão do documento lembra muito o Brasil: lento, burocrático... mas para aí, porque diferente dos Detran's, eles não cobram taxas abusivas. Tirei minha carteira por menos de U$50.

Outra coisa boa é que aqui não é preciso passar por uma escola de habilitação. Eles te dão  livro de normas do trânsito, você estuda, quando decidir que está pronto vai ao DPS e faz o teste. Se passar pode escolher por tirar uma carteira de aprendiz que permite a você dirigir com uma pessoa habilitada e maior de 21 anos no banco do passageiro. No dia do teste prático, você mesmo traz o seu carro, o avaliador pede para que demonstre como sair de ré de uma vaga de estacionamento (não tem baliza, yeah!) sai pra dar um passeio em uma avenida e volta. Não durou 15 minutos e já estávamos de volta.

Sei que aqui as leis variam de estado pra estado, mas tirar carteira de motorista no Tennessee é pirulito! Aí você pensa, "mas nossa, um teste assim não permite que pessoas despreparadas recebam habilitação". Aí eu pergunto de volta "e toda aquela burocracia e taxas abusivas do Brasil provam o contrário?". Não. O que faz a diferença aqui é a certeza da punição. A pessoa pode não saber dirigir tão bem quando recebe o documento, mas pode ter certeza que ela está totalmente consciente das consequências em caso de imprudências no trânsito.

Botando as diferenças de lado, tem uma coisa que não muda nem lá, nem aqui e nem em qualquer lugar:


A nossa cara de c* na foto 3x4

2 comentários:

  1. olha eh bem facil mesmo neh? mas vamos combinar amiga que dirigir nos EUA eh mt facil neh, as ruas e avenidas nao sao estreitas igual aqui e nao tem um trilhao de roundabounts, aqui eh mt dificil dirigir e nem sei qdo vou aprender.. hehehe
    parabens ;)

    ResponderExcluir
  2. Aeeee, Pri! Parabens!!!
    Aqui eu sofri para tirar minha carta, viu... afff... sem contar o dinheirao que eu gastei e essas ruas muquifas que forem feitas p passar carrocas e hoje eh rua de mao dupla. Deixa eu parar de reclamar. ahaha
    bjs

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário aqui

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...