"Tchá por Deus o que que é esse AGORA VÔTE" - expressão de grande surpresa em cuiabanês



Instagram

quarta-feira, 10 de julho de 2013

Ah... o comissário de bordo

Eu sei que estou sumida, mas por favor me entendam. É verão no hemisfério norte, férias escolares, alta temporada, todo mundo quer voar. E se todo mundo quer voar, eu tenho que trabalhar. Tenho trabalhado todo santo dia que eu estou em escala. Não estou reclamando, mas as vezes, depois de quatro dias fora de casa dentro de um avião, só tendo tempo no chão para dormir, a minha validade vence.

Na minha última viagem, eu tive um layover em San Francisco (SFO), mesmo hotel de sempre, com vista para a pista do aeroporto. Quando tenho mais tempo vou ao parque em frente de onde se tem uma vista ainda melhor. Sento e fico olhando pousos e decolagens (não nos cansamos de ver). E quando chegou a hora fui para o aeroporto, voo para Newark, NJ, do outro lado do país.

Quando pousamos em Newark logo já ouvi a notícia de que um avião da Asiana tinha "land crashed" em SFO. Nessas horas, mais do que minha curiosidade de jornalista por notícias, minha cabeça de comissária pensa primeiro. Fogo? Conseguiram evacuar? Passageiros conseguiram sair? E os comissarios? Todos conseguiram se salvar?

E aos poucos as notícias foram chegando, a princípio acreditavam que um comissário não tinha se salvado. Mas que alegria sentimos quando soubemos que não só todos os comissários se salvaram, mas que todos os passageiros dentro do avião foram evacuados antes que o avião fosse tomado pelas chamas. E tudo isso por conta da ação exemplar dos comissários de bordo. As duas garotas que tragicamente perderam a vida nesse acidente foram ejetadas do avião.

Sabendo que a Asiana cuidaria das necessidades dos comissários, eu vi colegas se mobilizando para tentar descobrir em qual hotel estavam hospedados para conseguir mandar flores. Eu não entendia o sentido de irmandade em um comunidade de profissionais antes de começar a voar aqui nos Eua. Depois de 11/9 quando aviões foram usados como armas, os profissionais da aviação esqueceram a competição entre as empresas continuam se mobilizando para ajudar quando algo trágico acontece.

Em vista desse acidente, eu gostaria de discutir alguns pontos com vocês.
  • As duas garotas que perderam a vida nesse acidente foram ejetadas para fora do avião, assim como duas comissárias, que no entanto se salvaram. Comissários usam um cinto de segurança de quatro-pontos, similar a carros de corrida. Não sabemos ainda as reais circunstâncias de como elas pereceram. Mas vale lembrar que o cinto de segurança é um grande fator em chances de sobrevivência em um acidente como esse. Não que o cinto de segurança usado por passageiros não seja suficiente, mas que quando dizemos mantenha os cintos bem apertados não é em vão.

  • A maioria dos acidentes aéreos acontecem durante o pouso e decolagem. Então que tal manter os seus sapatos nos pés pelo menos durante essas duas fases do voo? Em uma evacuação você nunca sabe onde terá que andar, e se for um acidente possivelmente terá que andar sobre pedaços da fuselagem, cortantes e possivelmente quentes. 

  • Eu sei, eu sei, você voa sempre e acha que conhece tudo sobre o vídeo de segurança e não precisa prestar atenção. Ok, sabichão! Você consegue achar a saída mais próxima no escuro, com fumaça tomando a cabine, assentos derrubados no meio do corredor, fios de máscaras de oxigênio e no meio do caos? Consegue abrir as saídas de emergência caso preciso, e ainda mais importante, sabe quando você NÃO deve abrir uma saída de emergência? Pois é, dá uma olhadinha naquele cartão no bolso do assento a sua frente, só vai te tomar um minuto.

  • Comissários tem por volta de 90 segundos para evacuar uma cabine inteira antes que algo pior aconteça. Enquanto isso tem gente tentando levar a sua bagagem de mão e compras de duty-free consigo. Deixe tudo para trás!!! Esse tempo que você está tomando, pode custar a vida de alguém. Que tal manter o seu celular, devidamente desligado, no seu bolso durante pousos e decolagens((((( 

  • E talvez a mais importante de todas. Alquela pessoa que te dá bom dia e você não responde, que você não quer obedecer as ordens e ainda é mal-educado, que você acha que está ali só para te servir uma coca-cola, sim, o comissário de bordo. Quando o avião bate, gira e pega fogo, quem você vai chamar para te socorrer? Se as pessoas hoje em dia não pensam nos outros nem na hora de dividir o espaço no compartimento de bagagem, eu não contaria com o passageiro ao lado para te ajudar. Quem vai ficar dentro de um avião em chamas, até ter certeza de que todo mundo conseguiu sair, e que se preciso vai te carregar nas costas?
Ah é, aquele mesmo comissário de bordo.






2 comentários:

  1. Excelent post! Vou pensar mais sobre essas coisas agora!

    ResponderExcluir
  2. Disse tudo !
    Todas esses pontos que você mencionou servem de alerta e aprendizado .
    bj
    Lana

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário aqui

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...